sexta-feira, agosto 12, 2011

Organizações Globo lançam princípios editoriais e os violam ao mesmo tempo


Venício de Lima, professor titular de ciência política e comunicação da UnB, publicou no site Planeta Osasco, um pequeno portal de notícia que contempla a região da cidade que leva o nome, um texto com sua análise da criação e divulgação dos princípios editorais das Organizações Globo, que inundou o jornalismo da emissora de chamadas, pela TV, jornais, revistas e internet, este final e começo de semana.
Por questões legais o RD1 não publicará o texto por completo, mas quer compartilhar com você  a opinião do jornalista. Já no começo ele contesta, muito ironicamente, a questão de este documento ter sido publicado próximo aos acontecimentos que derrubaram um importante jornal da Inglaterra, que pertencia ao grupo de mídia “News of the World”. Como ele define por uma “incrível coincidência”.
Ele ainda comenta que os próprios dizeres dos “princípios editorais da Globo” contesta o que a própria emissora pratica, citando casos como em 2006, no auge das eleições, o jornal O GLOBO publicou opinião de que o PT não poderia ser taxado como inocente, pois abriga mensaleiros em seu partido.
Uma questão muito curiosa levantada por Venício na reportagem foi que em todo o documento apresentado pela família Marinho não levanta a questão da liberdade de imprensa, que ao ver de muitos acaba na liberdade do outro, e não é um passe livre para qualquer investigação.
E ele fecha o editorial com os seguintes dizeres: “Se haverá ou não alterações na prática jornalística “global”, só o tempo dirá. Ao que parece, as ressonâncias do escândalo envolvendo o grupo midiático do todo poderoso Rupert Murdoch e a incrível capilaridade social da blogosfera, inclusive entre nós, já atingiram o maior grupo de mídia brasileiro.”
Já no Youtube, um vídeo está sendo assistido por várias pessoas e já é recomendado pelo próprio portal. Por mais que o número absoluto de visualizações seja baixo, foi o mais assistido na categoria notícia no dia de ontem. Ele chama a atenção pela questão de no sábado o "Jornal Nacional" dedicar grande parte daquela edição para falar sobre o tema e no mesmo dia infringir os tais princípios apresentados por eles. Confira:
Você entrou no portal de notícias da Globo para ver estes princípios, ou já parou para pensar o que eles estão querendo com isso? Deixe sua opinião sobre o que acha desta questão.
Para ler a reportagem completa de “Venício e a Globo: princípios, credibilidade a prática” clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário